1 de novembro de 2010

Eleições tomam espaço do esporte no Estadão

O caderno de esporte do Estado de S. Paulo de hoje está bem enxuto. Por conta das eleições que ocorreram ontem em todo o País, o caderno de esportes está vinculado ao caderno de “Cidades” na edição de hoje do Estadão. Por conta da eleição, não houve os jogos do campeonato brasileiro, o que contribuiu para o caderno sair com apenas três páginas, normalmente são seis. Com isso, podemos concluir que quando não tem futebol, não tem caderno de esporte para o jornal Estado de S. Paulo, a Folha não alterou o tamanho do caderno, apenas publicou matérias que normalmente não sairiam no jornal por falta de espaço.

Na primeira página são três assuntos, mas o destaque fica para as meninas do vôlei, “Brasil arrasa a Holanda e avança”, sobre a vitória do time brasileiro contra as europeias e conquista da vaga antecipada para a segunda fase do Mundial de Vôlei. As outras matérias são: “Isabela Souza, 20 anos, é a campeã das ondas”, sobre o Mundial de Bodyboard e “Mundial 2015 será no Rio; Brasil é prata na Turquia”, sobre judô.

A segunda página é toda com tabelas dos campeonatos, brasileiro e internacional. Além das tabelas, também tem os resultados das rodadas, programação esportiva na TV e pequenas notas sobre futebol internacional.

A última página, além de um artigo do jornalista esportivo Paulo Calçade, também tem uma matéria sobre o campeonato brasileiro “Martelotte fica no Santos até dezembro” e seis notas poliesportivas, duas sobre tênis, uma sobre a maratona de Atenas, uma sobre MotoGP, vôlei de praia e a última natação.

No caderno da Folha de S. Paulo, o tamanho do caderno é o mesmo, mas com uma diferença, apenas três matérias sobre futebol. Uma na primeira página “Outro Lado”, sobre a chegada de outro time em Americana, o Guaratinguetá, que passará a se chamar Americana Ltda. Que por outro lado, mostra o Rio Branco, o time da cidade que aos 97 anos, agoniza cheio de processos e dívidas.

As outras matérias sobre futebol são: “Diretoria sugere ‘recolhida’ a Scolari” e na última página sobre futebol espanhol “Mourinho larga no Real melhor que nos ex-times”.

A primeira página do caderno ficou para a Fórmula 1 “Aperto”, com mais equipes Interlagos sofre com a falta de espaço para abrigar times no GP do Brasil.

O time de vôlei feminino também teve um bom destaque na edição de hoje da Folha, “Após reunião, Brasil muda atitude e atropela Holanda”. Com a terceira vitória em três jogos, time assegura classificação no Mundial.

Escrito por Mayara Veiga