Na edição de hoje da Folha de S. Paulo, o que chamou minha atenção foi a grande utilização de fotos, infográficos e ilustrações. Fazendo uma análise comparativa, a Folha publicou dez fotos e duas páginas com ilustrações, enquanto o Estadão utilizou apenas seis fotos e nenhuma ilustração ou infografico no caderno esportivo. Para a chamada de capa os dois jornais utilizaram a mesma foto, sobre o mundial de vôlei masculino.
Na Folha de S. Paulo, o destaque e a capa foi sobre a autorização das obras no Palestra Itália do Palmeiras. A capa é uma grande foto do Palaia e o ‘Diario Oficial’ que liberou a obra da arena. A primeira e segunda página é toda sobre o Palmeiras, com o título “Boa Noticia”, nessa matéria temos mais uma grande foto, desta vez do Luiz Felipe Scolari, durante a coletiva de imprensa no CT do Palmeiras ontem.
As páginas cinco e seis se destacam pelo excesso de recursos. A diagramação da página está tão confusa que fica dificil para o leitor identificar onde começa uma notícia e termina outra. Nessa página as matérias publicadas são: “Balada de Neymar gera desconforto no Santos”, “Corinthians reina na bilheteria”, nessa reportagem sobre o Corinthians é utilizado um infográfico para comparar o valor de arrecadação da venda de ingressos entre o Corinthians e os outros times brasileiros, essa mesma matéria possui ainda uma grande foto sobre a torcida corintiana. Além de todos os recursos visuais explicados, essa mesma página tem uma foto do treinador da Seleção da Alemanha Joachim Löw, que nada tem a ver com as outras matérias.
Essa edição da Folha também chama a atenção pelo grande número de matérias sobre outros esportes, o destaque foi para o mundial de vôlei, mas os outros esportes também tiveram o seu espaço: natação, basquete, Olimpíadas 2016, Panamericano de 2011 e ginástica artística. As páginas que mereceram destaque pela utilização dos recursos gráficos foram a dez e a onze, com ilustrações dos cinco pilotos favoritos da Fórmula 1, além dos desenhos um pequeno perfil dos atletas completava a matéria, muito interessante e criativo.
No Estado de S. Paulo, o destaque também foi o Palmeiras, mas com um outro enfoque “Palmeiras tenta se reabilitar ‘em casa”. Como na Folha de S. Paulo, o Estadão também publicou matérias sobre outros esportes, o destaque ficou por conta do mundial de vôlei masculino “Guerra à vista em Romã, Itália pega Brasil”, as outras matérias são sobre atletismo “Geisa se diz ‘envergonhada’ por ter sido flagrada no doping” e olimpíada 2016 “Comitê cobra Vasco por liberação de estádio”.
Comparando os dois impressos, é visivel a maior utilização dos recursos visuais pela Folha de S. Paulo, os mais utilizados são as fotos, na sua maioria grandes, também alguns infográficos e ilustrações, que nesse caso, deixou a matéria mais dinâmica e divertida. O Estado de S. Paulo é mais tradicional nessa questão, na edição de hoje havia apenas poucas fotos.
Escrito por Mayara Veiga