28 de outubro de 2010

Vôlei Feminino se destaca nos dois jornais

Hoje, no caderno de esporte do Estado de S. Paulo o que mais chamou atenção foram as matérias sobre esportes diversos. Apesar do futebol ser primeira página, o vôlei feminino e o tênis se destacaram na edição.

A matéria sobre o Mundial de Vôlei feminino “Modificado, Brasil luta pelo título inédito”. É uma matéria bem completa, mostra a situação do time de vôlei feminino, o técnico teve que modificar posição do time, por estar sem duas das suas jogadoras mais experientes. O Estado publicou nessa mesma página, um boxe sobre a história do campeonato, além de uma tabela com os grupos e horários dos jogos. O assunto foi chamada de capa.

Outra matéria interessante é sobre tênis, “Sem apoio, promessa do Brasil opta pela Suécia”. O tenista Christian Lindell, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi acolhido na Europa, depois de ter recebido pouco incentivo no País.

As outras matérias do caderno são sobre futebol, na primeira página “Muricy a caminho do título mais difícil”, na segunda “São Paulo começa a decidir futuro” e “Rejeição a Adilson muda estratégia do Santos”. E na terceira página “Fifa precisa punir logo e mudar as regras” e uma sobre fórmula 1 “Organização do GP do Brasil adota o chamado ‘muro mole”.

No caderno de esporte da Folha de S. Paulo, a maioria das matérias são sobre futebol, mas também destacaram a matéria sobre o mundial de vôlei feminino, “Brasil inicia Mundial de olho em 2012″, a matéria também é bem completa, com duas páginas e ilustrações com informações das jogadoras do time brasileiro, além de informações sobre as reservas. A matéria também é chamada de capa.

Outra matéria interessante e diferente do que costuma ser noticiado nos cadernos esportivos é uma matéria sobre patinação, “Ex-atacante busca ‘gol’ no gelo”. O interessante da matéria é que o atleta turco Ilhan Mansiz, foi jogador de futebol. Sendo inclusive, o atacante da seleção de seu país que conseguiu melhor campanha em uma Copa, o terceiro lugar em 2002. Agora, aposentado dos campos, ele busca uma vaga na patinação artística nos Jogos de Sochi de 2014. O interesse pela modalidade surgiu depois dele participar da versão turca do Dança no Gelo, competição televisiva que reúne estrelas de diversas áreas.

A capa e primeira página do caderno é sobre o Conca, jogador do Fluminense, “Antichinelo” está escrito na capa, ao lado da foto do jogador vibrando no jogo contra o Atlético-PR. A matéria é primeira página, “Um improvável homem de ferro”.

Os outros assuntos do veículo são: “Itaquerão despeja base ‘vira-casaca”, e ”Técnico do São Paulo vive déja-vu”.

Escrito por Mayara Veiga

25 de outubro de 2010

Futebol “domina” a edição de hoje


Na edição de hoje da Folha e do Estadão o futebol foi o rei absoluto nos cadernos esportivos. Corinthians novamente é a capa e primeira página de ambos os jornais. Mas desta vez, para a felicidade dos torcedores do “timão”, a matéria é bem positiva, sobre a vitória por 1 a 0 sobre o rival Palmeiras.

No Estado de S. Paulo, “Corinthians está firme na briga”, é primeira página com direito a uma foto enorme do jogador Bruno César, a foto ocupa mais de meia página. Na imagem, o jogador comemora o gol da vitória, seu 12º no campeonato. Além da primeira página, o time também é notícia na página três, “Corintianos festejam a volta da confiança”.

Da página um até a seis, o assunto foi o futebol, apenas as duas últimas páginas foram dedicadas a outros esportes. Na página sete, os assuntos são: Mundial Sub-20 de Judô, “Mayra: ouro e recorde no Marrocos” e tênis “Bellucci: fim da parceria com técnico”.

A última página é toda sobre Fórmula 1, “Fernando Alonso coloca a mão no terceiro título”, o interessante desta página é a foto do piloto Fernando Alonso comemorando sua vitória, a imagem usada é a mesma nos dois jornais. Essa matéria é a chamada da primeira página.

Na capa da Folha de S. Paulo, uma grande foto do goleiro Júlio César destaque corintiano, no clássico do Pacaembu. “Mais forte”, é o título da matéria de capa, que está na primeira página do caderno.

Apenas as páginas doze e treze não são sobre futebol, o destaque nessas páginas é a Fórmula 1 e o piloto Fernando Alonso no pódio da Coreia, “outro nível” é o título da matéria, como no Estadão a notícia também é chamada de capa.

Escrito por Mayara Veiga

20 de outubro de 2010

Corinthians é primeira página na Folha e no Estadão

Se na edição de segunda o futebol dominou os cadernos de esportes, a edição de hoje está bem diversificada nos assuntos esportivos. Na questão da distribuição das matérias, os dois cadernos estão bem parecidos, nos dois jornais a primeira página é sobre o Corinthians e a última sobre a Copa-2018 e a punição dos acusados de vender votos para o Mundial.
Na Folha de S. Paulo, a capa e primeira página é sobre o Corinthians. A capa “No Muro”, escrito em destaque, Tite, o novo técnico do time aparece no canto esquerdo. A capa dessa edição é diferente do que o jornal costuma publicar. Normalmente, o destaque é dado para a foto. Nessa edição, o destaque ficou para o título “No Muro”, escrito em branco e colocado no centro da página.
Da primeira página até a seis o assunto é o futebol, com os títulos: ”Maratona de jogos vitima até juiz”, “Inter quase se complica depois de início arrasador em Milão”, “Diretoria propõe fim de presidencialismo”
Nas páginas seis e sete, o destaque fica para a linda foto das russas comemorando o ouro no Mundial de ginástica artística em Roterdã. As outras matérias são “Globo perde preferência por Nacional” e “Verba de Londres sai ilesa de corte”.
Outro destaque do caderno é para o Pelé, que comemora setenta anos. “Pelé chega aos 70 mais longe da bola”, é o título da matéria que trás a trajetória do craque em fotos e em ordem cronológica em um infográfico.
Na página onze o assunto é a Formula 1, “Na estreia, Coreia torce por asfalto” e “Arquiteto lamenta correria e defende pista”. Na doze, os assuntos são divesos: natação, vôlei e boxe.
Como escrito acima, a primeira página de hoje do caderno de esporte do Estado de S. Paulo também é sobre o Corinthians e seu novo técnico, “Tite só quer o ‘Corinthians de volta’”. E a última é sobre o escândalo de corrupção para as Copas 2018 e 2022, “Escândalo provoca punição de 6 dirigentes”.
Na página dois, as matérias são “Sob o olhar de Mano, Inter bate o Tottenham”, sobre a Copa dos Campeões. Sobre o Campeonato Brasileiro, “Por lugar no time, Fernandinho aceita até ajudar a marcar”. Além de uma matéria do Arquivo Estado, “Senna conquista o bi na Fórmula 1″ há vinte anos atrás.
A página três, tem assuntos diversos, mas o destaque é para a natação, “Maior rival de Cielo é flagrado no doping. A outra matéria é sobre Fórmula 1, “Na Coreia do Sul, pilotos vão enfrentar o desconhecido”. Os outros assuntos ficam para as notas: mundial de ginástica, judô e vôlei.
Escrito por Mayara Veiga

18 de outubro de 2010

Futebol volta a ser destaque na edição de hoje

Se nas análises anteriores os esportes diversos se destacaram, nos cadernos de hoje o futebol volta a ser destaque. A Folha de S. Paulo colocou na capa e primeira página a surpreendente vitória do São Paulo contra o Santos, no último minuto de jogo. A chamada de capa ficou para o Corinthians, que teve seus dois gols anulados no jogo de ontem em Campinas. O Estado de São Paulo preferiu publicar o Corinthians na primeira página, com uma enorme foto do Ronaldo chutando a bola para o gol, “Juiz erra e Corinthians mantém jejum”.

O futebol foi o assunto de praticamente todo o caderno esportivo de hoje, em ambos os jornais. Na Folha de S. Paulo, apenas a página treze e a última página não foram dedicadas ao futebol. As mudanças nas regras do basquete para tentar se aproximar da NBA é a última página do caderno.

No Estado de S. Paulo, apenas a última página trouxe outros esportes para os leitores, os esportes foram: tênis, mundial de ginástica, boxe e motogp. Desses esportes, o que teve mais destaque foi o tênis, com um título bem negativo “O dia em que Federer foi arrasado”. A matéria ocupou praticamente toda a página, os outros esportes citados acima, foi dado apenas pequenas notas.

Escrito por Mayara Veiga

14 de outubro de 2010

Falta de estrutura para Copa-2014 preocupa Fifa

Hoje a análise vai ser comparativa entre o caderno de esportes do Estado de S. Paulo e o da Folha de S. Paulo, a idéia é observar quais foram os assuntos que sairam nos dois veiculos e a abordagem que cada jornal impresso deu para a matéria.

Sem dúvida, o destaque nos dois jornais hoje é a preocupação da Fifa com a Copa no Brasil em 2014. Apesar de se tratar sobre o mesmo assunto, as abordagens são diferentes. No Estadão, o assunto ganhou uma página inteira, com foto. Com o título “Fifa espera eleição para voltar a cobrar o Brasil”, a entidade manifesta preocupação com o andamento das obras, incertezas financeiras e indefinição de sedes. Na matéria a abordagem foi baseada na questão política. A cúpula da Fifa vai esperar o resultado final das eleições no Brasil, a posse dos novos governadores e do presidente para exigir dos governantes definições sobre a Copa-2014.

Na Folha de S. Paulo, a matéria sobre o assunto é capa e primeira página do caderno de esportes. Com o título “Cartas na Mesa”, a matéria mostra que a maioria dos candidatos à Copa-2018 mostra mais avanço em organização e transparência que o Brasil, escolhido como sede há quatro anos. É o caso de Espanha/Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. A Inglaterra conta com 12 cidades-sedes, com 17 arenas, que já passaram por processo seletivo. Dessas, 13 já estão prontas e nos Estados Unidos não será necessária nenhuma construção. Em comparação, o Brasil selecionou projetos de estádios em que as obras ainda não começaram.

Outra matéria publicada com destaque nos dois jornais foi sobre o tumulto provocado pelos torcedores sérvios, antes e durante o jogo contra a Itália, em Gênova. Em ambos os impressos, o assunto foi página inteira. Na Folha, o título foi “Itália acusa Sérvia por violência” e no Estadão “Violência dos sérvios teve motivação política e foi planejada, diz polícia”.

A matéria sobre a Copa Sul-Americana também saiu nos dois jornais. No Estado de S. Paulo, “Felipão volta a encarar a altitude. E reclama” e na Folha de S. Paulo “Scolari, enfim, revê seu quintal favorito”, sobre seu primeiro duelo internacional, após voltar ao Palmeiras, o time vai jogar contra o Universitario de Sucre, na Bolívia.

Escrito por Mayara Veiga

11 de outubro de 2010

Brasil campeão e derrota do Corinthians são os destaques de hoje


A capa do caderno de esportes da edição de hoje da Folha de S. Paulo, denuncia quais são os destaques da edição, com uma capa diferente do habitual, o jornal costuma colocar uma foto grande sobre o destaque da edição, hoje a capa está com duas fotos: uma sobre a vitória do time brasileiro de vôlei masculino e a outra sobre a derrota do Corinthians e a demissão do técnico Adilson Batista. Além das fotos, a palavra “Absoluto”, escrita em letras grandes, divide as duas imagens.

É interessante pensarmos também, na questão do positivo e negativo das duas matérias, a imagem de cima, da final do campeonato mundial de vôlei masculino, é sobre a vitória da seleção brasileira de vôlei. De como a seleção ignorou vaias, polêmicas, venceu Cuba e se tornou tricampeão mundial.


A outra imagem se trata da crise do Corinthians, o treinador Adilson Batista que pediu demissão logo após o término do jogo aparece com os dedos tampando o nariz, fazendo alusão a palavra “naufrágio” que aparece bem colocada ao lado da foto. Corinthians perdeu o jogo, o treinador e namoro com a torcida, diz na capa. Mais negativo impossível.

As páginas um, dois e três e quatro é toda dedicada a vitória do Brasil no mundial de vôlei masculino, com matérias completas e belas fotos dos jogadores comemorando o primeiro lugar na competição. As páginas também contam com um infográfico com o histórico do time masculino de vôlei, além de uma tabela com informações sobre os jogadores titulares e reservas, com informações sobre a idade, altura e atuação dos atletas no campeonato.

Nas páginas cinco e seis, está as matérias sobre a derrota do Corinthians e a demissão do técnico. O título “Fora do roteiro” aparece em destaque na página, além da foto da torcida protestando após a derrota de 4 a 3 para o Atlético- GO no Pacaembu.

Os outros assuntos foram: sobre o Campeonato Brasileiro, Fórmula 1 “Viettel vence em dia especial no Japão” e sobre o amistoso Brasil X Ucrânia “Brasil tenta estender a ‘lua de mel”

Na edição de hoje do Estado de S. Paulo, os destaques no caderno esportivo também foi sobre o mundial de vôlei “Brasil comemora o terceiro título consecutivo”, sendo inclusive a primeira página do caderno. E “Adilson cai. Corinthians em crise”, como o próprio título já diz, sobre a demissão do técnico Adilson Batista.

Os outros assuntos com destaque nessa edição, são Fórmula 1 “A reta final pelo título pega fogo”, seleção brasileira “Surpresa: Mano muda o esquema tático” e sobre os resultados do Campeonato Brasileiro.

Escrito por Mayara Veiga

7 de outubro de 2010

Folha utiliza mais recursos visuais

Na edição de hoje da Folha de S. Paulo, o que chamou minha atenção foi a grande utilização de fotos, infográficos e ilustrações. Fazendo uma análise comparativa, a Folha publicou dez fotos e duas páginas com ilustrações, enquanto o Estadão utilizou apenas seis fotos e nenhuma ilustração ou infografico no caderno esportivo. Para a chamada de capa os dois jornais utilizaram a mesma foto, sobre o mundial de vôlei masculino.

Na Folha de S. Paulo, o destaque e a capa foi sobre a autorização das obras no Palestra Itália do Palmeiras. A capa é uma grande foto do Palaia e o ‘Diario Oficial’ que liberou a obra da arena. A primeira e segunda página é toda sobre o Palmeiras, com o título “Boa Noticia”, nessa matéria temos mais uma grande foto, desta vez do Luiz Felipe Scolari, durante a coletiva de imprensa no CT do Palmeiras ontem.

As páginas cinco e seis se destacam pelo excesso de recursos. A diagramação da página está tão confusa que fica dificil para o leitor identificar onde começa uma notícia e termina outra. Nessa página as matérias publicadas são: “Balada de Neymar gera desconforto no Santos”, “Corinthians reina na bilheteria”, nessa reportagem sobre o Corinthians é utilizado um infográfico para comparar o valor de arrecadação da venda de ingressos entre o Corinthians e os outros times brasileiros, essa mesma matéria possui ainda uma grande foto sobre a torcida corintiana. Além de todos os recursos visuais explicados, essa mesma página tem uma foto do treinador da Seleção da Alemanha Joachim Löw, que nada tem a ver com as outras matérias.

Essa edição da Folha também chama a atenção pelo grande número de matérias sobre outros esportes, o destaque foi para o mundial de vôlei, mas os outros esportes também tiveram o seu espaço: natação, basquete, Olimpíadas 2016, Panamericano de 2011 e ginástica artística. As páginas que mereceram destaque pela utilização dos recursos gráficos foram a dez e a onze, com ilustrações dos cinco pilotos favoritos da Fórmula 1, além dos desenhos um pequeno perfil dos atletas completava a matéria, muito interessante e criativo.

No Estado de S. Paulo, o destaque também foi o Palmeiras, mas com um outro enfoque “Palmeiras tenta se reabilitar ‘em casa”. Como na Folha de S. Paulo, o Estadão também publicou matérias sobre outros esportes, o destaque ficou por conta do mundial de vôlei masculino “Guerra à vista em Romã, Itália pega Brasil”, as outras matérias são sobre atletismo “Geisa se diz ‘envergonhada’ por ter sido flagrada no doping” e olimpíada 2016 “Comitê cobra Vasco por liberação de estádio”.

Comparando os dois impressos, é visivel a maior utilização dos recursos visuais pela Folha de S. Paulo, os mais utilizados são as fotos, na sua maioria grandes, também alguns infográficos e ilustrações, que nesse caso, deixou a matéria mais dinâmica e divertida. O Estado de S. Paulo é mais tradicional nessa questão, na edição de hoje havia apenas poucas fotos.

Escrito por Mayara Veiga

4 de outubro de 2010

Apesar do destaque, futebol perde seu espaço

É destaque hoje no caderno de esportes da Folha e do Estado de S. Paulo a matéria sobre a contratação de Carpegiani como técnico do São Paulo. Na Folha, Carpegiani é a capa e a primeira página inteira da edição, com o título “O técnico do Presidente”. No Estadão, “Carpegiani está de volta ao São Paulo” também ocupa a primeira página da editoria.

O caderno de esportes de hoje do Estado de S. Paulo, está bem resumido por conta da eleição. Com apenas quatro páginas para dividir entre as matérias e a publicidade do jornal. Diferente da edição de quinta-feira passada, onde predominava o futebol, essa edição deu espaço para os outros esportes, na última página as máterias são : “Brasil: time completo para resgatar imagem” sobre o Mundial de Vôlei, “País começa luta por vaga na olimpíada de Londres” e sobre o mundial de basquete feminino “Mulheres garantem ano de ouro para os EUA”. Além das seis notas, três sobre futebol, uma sobre tênis, uma sobre motoGP e a última sobre boxe, no caderno de quinta eram sete notas, desse total, cinco falavam sobre futebol.

No jornal Folha de S. Paulo, apesar da maioria das matérias terem como principal assunto o futebol, é evidente a atenção com os outros esportes. Na página cinco, são vários os assuntos, entre eles se destaca o basquete feminino “EUA vencem thecas no Mundial de Basquete”. As outras matérias são sobre o mundial masculino de vôlei, Fórmula Indy, ciclismo e tênis. Fechando o caderno, uma grande reportagem sobre a Fórmula 1 e suas reviravoltas na liderança.